Vasectomia
O que é vasectomia ?
A vasectomia é um procedimento cirúrgico eficaz, seguro, pelo qual um homem pode-se tornar estéril. Não há necessidade de internação hospitalar, além de ser realizada com anestesia local na área escrotal. O médico retira um fragmento de cada um dos dois canais (ductos deferentes) que são responsáveis por levar os espermatozóides dos testículos ao pênis. É nos testículos, órgãos duplos localizados na bolsa escrotal, onde se processa a espermatogênese ( produção de espermatozóides).
Existem alternativas a vasectomia ?
A vasectomia não é para todos os casos. Se o seu objetivo é simplesmente adiar a concepção de uma família, então a vasectomia não é a escolha apropriada. Existem vários métodos não cirúrgicos para a prevenção de uma gravidez, e muitos deles são bastante adequados. Discuta com o seu médico o meio mais indicado para a sua situação.
E após o procedimento ?
Você poderá voltar a ter relações sexuais tão logo se sinta à vontade para faze-lo, o que ocorre geralmente após 4 dias da cirurgia. Entretanto por pelo menos 2 meses (ou após 20 ejaculações) use outro método preventivo para evitar uma gravidez indesejada. Isso é necessário até que os espermatozóides reservados se esgotem e o teste da contagem (espermograma) for negativo.
A vasectomia pode me prejudicar ?
A vasectomia não tem nenhum efeito secundário na incidência do câncer, na performance sexual, sensibilidade peniana ou na produção dos hormônios masculinos. O volume de fluido que sai na ejaculação durante o orgasmo, também praticamente não se altera. Do ponto de vista funcional, portanto, a vasectomia não produz danos a sua vida sexual.
Quais as vantagens da vasectomia ?
-
É um método simples e seguro para evitar a gravidez.
-
Não é necessário que se tome nenhum tipo de pílulas ou outras substâncias.
-
Não é necessário que haja interrupção do ato sexual.
-
Existe um potencial de reversibilidade (por microcirurgia) com bons resultados em até 10 anos após a interrupção da fertilidade.