top of page
Variocele 10.png

Varicocele

          A varicocele é uma dilatação das veias que trazem o sangue dos testículos (plexo pampiniforme) e ocorre principalmente, por uma falha nas válvulas destas veias. Esta condição é bastante comum: aproximadamente 15% dos homens são portadores de varicocele, e a maioria desconhece que tem o problema. Geralmente o testículo esquerdo é o afetado, mas pode ocorrer bilateralmente ou raramente apenas do lado direito.
     
          Os sintomas mais comuns da varicocele são desconforto descrito como sensação de "peso"  ou de dor "surda" no lado afetado, principalmente após longos períodos em pé ou após exercícios pesados. Em portadores de varicocele uni ou bilaterais podem existir alterações de espermograma de graus variados (mínimas a muito severas). Existem várias teorias para as alterações na qualidade do sêmen em indivíduos com a doença, as mais importantes são: 

 

  1. O aumento da temperatura testicular provocada pela varicocele. Normalmente o testículo “trabalha” numa temperatura ideal, que é dois graus abaixo da corporal

 

  1. Déposito de metabólitos tóxicos contidos normalmente no sangue venoso, podem agredir a micro estrutura testicular
     

          É importante salientar que nem todos os homens com varicocele são inférteis. A avaliação criteriosa de cada paciente, levando em consideração o tamanho da varicocele, o grau de alteração na qualidade do esperma, os sintomas (dor), a presença ou não de atrofia do

testículo afetado, entre outros aspectos, levará o urologista a optar pela correção da varicocele ou apenas acompanhar periodicamente.
 

bottom of page