top of page
Urodinamina_foto01.jpg
Urodinamina_foto02.jpg

Urodinâmica

               A URODINÂMICA encontra-se estabelecida em nosso meio há vários anos. Fomos os pioneiros a trazer esse método diagnóstico para Anápolis, há mais de vinte anos! Desde então, temos mantido importante troca de informações com os diversos especialistas na área, feito atualizações necessárias na parte de equipamento, para oferecer o que existe de melhor no diagnóstico e/ou acompanhamento das Disfunções Miccionais.

         Trata-se de um procedimento geralmente indolor, realizado em regime ambulatorial (não necessita internação) e pode ser conduzido por um técnico capacitado, mas sempre com a supervisão do urologista.

O exame compreende-se em uma série de testes, que proporcionam ao médico uma impressão detalhada sobre a função do trato urinário inferior (bexiga, uretra e esfíncter urinário). Portanto, basicamente, é recomendado aos pacientes que possuem alguma dificuldade no armazenamento e/ou eliminação de urina da bexiga.

              Esta modalidade de avaliação é de fundamental importância para a urologia, porém todos os médicos, independente da especialidade devem também conhecer a função diagnóstica da urodinâmica.

 O Exame Urodinâmico desempenha papel fundamental na avaliação dos casos de:

  • Incontinência urinária feminina / Infecções urinárias de repetição / Dor pélvica crônica

  • Sintomas do trato urinário inferior em homens

  • Estudo pré-operatório de cirurgias prostáticas, aumentando o êxito da intervenção cirúrgica.

  • Doenças com repercussões neurológicas que afetem o trato urinário (Diabetes, Doença de Parkinson, Acidente Vascular Encefálico – “AVC”, dentre outras)

  • Traumatismos de coluna vertebral (raqui-medulares)

  • Alterações neurológicas nas crianças (principalmente a nível de coluna vertebral, por ex. mielomeningocele)

  • Enurese noturna (perda involuntária de urina durante o sono)

  • Incontinência urinária no idoso ou após prostatectomia (cirurgia da próstata)

   Entre outras indicações

           Toda a avaliação (composta de Fluxometria, Cistometria, Estudo miccional e Eletromiografia) é transcrita em forma de gráfico para a tela do computador, onde então será interpretado.

Acompanhar os avanços tecnológicos da medicina, em particular da urologia, é o nosso propósito. Sem nunca esquecer, no entanto, do aspecto humano das relações médico-paciente.

bottom of page