Disfunção Erétil
Um problema que pode ser resolvido a dois
O que é disfunção erétil ?
A disfunção erétil ( popularmente conhecida como impotência sexual ) se define pela incapacidade de conseguir e manter uma ereção adequada para a relação sexual completa.
A disfunção erétil é muito mais comum do que você imagina e chega a atingir milhões de homens, independente da idade.
A disfunção erétil tem tratamento ?
Devido ao constante avanço da medicina, a disfunção erétil pode ser tratada com eficácia e segurança. Porém, é muito importante que você deixe o constrangimento de lado e procure o auxílio médico adequado. Não tente procurar soluções sozinho!
O que pode causar a disfunção erétil ?
Dificuldades ocasionais de conseguir ereção são comuns e podem acontecer por consequência do estresse do dia a dia e estilo de vida pouco saudável.
Porém, se a frequência desta incapacidade aumentar outros fatores mais sérios poderão estar causando falta de ereção.
Estes fatores podem ser físicos (como distúrbios hormonais, diabetes, obstruções arteriais, obesidade, alcoolismo, abuso de drogas ou tabagismo em excesso) ou psicológicos (como estresse, ansiedade, depressão e até mesmo a preocupação em conseguir um bom desempenho sexual com a parceira)
Como enfrentar este problema ?
Em primeiro lugar, fique tranquilo. Isto pode acontecer a qualquer um.
Em segundo lugar, procure auxílio médico. Isto será fundamental para descobrir a origem do seu problema e buscar o tratamento ideal.
Como falar do seu problema com a sua companheira ?
Desculpas não funcionam e não existe nada mais perigoso em um relacionamento do que a falta de sinceridade.
Por mais difícil que seja, não é justo esconder um problema que pode afetar em algum momento a vida de vocês. Na verdade você sabe que algo errado está acontecendo, mas a sua companheira não, e ela poderá começar a imaginar e a sentir coisas que não são verdadeiras tais como rejeição, tristeza e solidão. O esclarecimento do seu problema junto a sua companheira pode melhorar muito a situação e o relacionamento.
A sua companheira poderá ajudá-lo e muito
Carinho e compreensão são fatores importantes durante o tratamento. Você pode procurar um médico especialista sem o conhecimento e a ajuda da sua companheira, mas os próprios médicos reconhecem que o apoio e o entendimento da parceira podem ajudar, e muito, no tratamento.
Que tipo de médico trata a disfunção erétil ?
Principalmente os urologistas. Porém, o seu problema pode não ser físico e sendo assim, psicólogos (sexólogos) também cumprem um papel importante na condução do problema.
O que irá acontecer na sua primeira consulta ?
O médico irá fazer muitas perguntas e solicitar alguns exames que ajudarão a detectar a causa do problema. Com certeza, você também terá muitas perguntas a fazer ao médico.
Vá em frente e não deixe de esclarecer todas as suas dúvidas.
O médico irá determinar o tratamento mais adequado para você. Procure envolver a sua companheira em todas as etapas, desde a primeira consulta até a escolha do melhor tratamento. Assim, vocês poderão juntos, com compreensão e carinho alcançar a completa resolução da disfunção erétil.
Quais os tipos de tratamento oferecidos ?
Entre os tratamentos curativos, destacam-se a psicoterapia (útil para 70% dos casos), a reposição de hormônios ( indicada para apenas 3% dos casos) e o implante de prótese peniana. As medicações por via oral, e em algumas situações: as injeções de prostaglandinas (aplicadas no pênis antes da relação) e o vácuo (aparelho que faz pressão negativa para formar a ereção), também poderão úteis no combate da tão temida disfunção erétil.